Presente de Natal

                                   Eu acredito que todo mundo goste de ganhar um presente, por mais simples que seja. Comigo não é diferente gosto de receber, mas também de dar.
                                   O ato de presentear parece muito simples, mas não é.
É importante conhecer um pouco a pessoa a ser presenteada e o contexto em que o presente vai ser dado para aumentar as chances de sucesso. Às vezes uma listinha de sugestões ajuda.
                                  
                               Todo esse frisson de consumir, especialmente nessa época do ano, parece normal, a não ser que você se depare com um pedido a Papai Noel que desconstrua essa certeza.

                                   Assistindo a uma reportagem, na semana passada, vi o pedido a Papai Noel, de um garoto “Lucas”, do Rio de Janeiro, que pedia  uma medula de presente de natal. Isso mexeu tanto comigo que nem consegui escrever aquela nota,com dicas sobre o que vestir e como se comportar nas festas de fim de ano, como de costume.

                                   Só consegui agradecer a Deus por todos os anos de saúde que ganhei de presente.

                                   Então, resolvi convidar você, para juntos, escrevermos nossa cartinha a Papai Noel pedindo de presente:

·        Mais tolerância com nosso irmão, colega de trabalho, com o caixa de supermercado, com o motorista de ônibus e todas as pessoas que, assim como nós, sofrem com a pressão do mundo moderno.
·        Reconhecimento pelas boas atitudes dos outros, com palavras de elogio e carinho.
·        Paciência com as pessoas mais velhas, que se sentem em desvantagem, em um mundo tão competitivo que mal consegue percebê-las.
·        Tempo para curtir um pôr-do-sol e, assim, recarregar nossas energias.      
·        Respeito pelo esforço dos menos favorecidos.
·        Que o pedido do Lucas seja atendido.

                                                
                      Muito obrigada pela visita diária que vocês fazem ao meu blog e que me traz inspiração para continuar..

                                    
                         FELIZ NATAL e que em 2014 possamos ser mais felizes!

                       


Para evoluir é preciso mudar



Na semana passada a imprensa noticiou,com certa freqüência, o leilão do campo de libra(pré-sal) e os benefícios que a população pode ter com  a aplicação de recursos na educação, saúde e geração de empregos.

Será que estamos preparados para as mudanças que devem ocorrer, em todos os segmentos de nossa sociedade, e será que conseguimos mensurar o que tudo isso representa?

Às vezes eu constato que nós não temos o hábito de refletir sobre esses assuntos porque parece que “não nos dizem respeito” e não afeta nossa vida hoje e agora, também porque não temos o costume de pensar a longo prazo; diferente de outras culturas,que provocam essa discussão dentro das escolas, para que o cidadão cresça consciente de suas responsabilidades na sociedade.

Se começarmos a ponderar a importância das decisões que são tomadas em todas as esferas da vida pública, concluímos que não só podemos como devemos interferir e que uma mudança de comportamento de nossa parte se faz necessária e até urgente, você não concorda?

Sempre que se faz uma avaliação profunda de determinada situação ou até mesmo de uma atitude pessoal pode-se chegar à conclusão de que a mudança é inevitável. Só que o comodismo e o medo de mudar são tão grandes que normalmente paralisam nossas ações. 

Eu me lembro de que quando morei em Milão, um vizinho me disse que fazia parte do programa de ambientação a estrangeiros da empresa dele,dicas de como ir e voltar do trabalho fazendo percursos diferentes, no caso dele como medida de segurança, mas adotei a prática e adorei. Descobri prédios lindíssimos que não estavam no meu caminho, lojas maravilhosas e uma  “quitanda “ de frutas cujo dono sabia o nome e a nacionalidade de todos os fregueses.

Veja se não é atual o que disse, em 1858, o pai da teoria da evolução, Darwin, em um de seus maravilhosos escritos: “O produto final da seleção natural são organismos que estão adaptados ao seu ambiente atual. No entanto, o ambiente está em permanente mudança, mudando as pressões seletivas”.

E, creio que as mudanças que o século XXI trará para nossas vidas, não estão nem no começo.


Que tal acompanharmos esse assunto e tentar melhorar nossa compreensão sobre os efeitos das mudanças em nossa vida profissional, pessoal e familiar?

Etiqueta na TV

Há muito tempo observo o comportamento das pessoas no ambiente televisivo; seja em novelas, telejornais, programas de entretenimento, entrevista e outros. E, constato, que a falta de educação também está presente em programas que muitas vezes invadem nossas casas, sem pedir licença.

Então eu me pergunto: - porque será que a mocinha bonitinha, bem maquiada e bem vestida da novela pega a comida com a mão, fala de boca cheia e bebe fazendo barulho? Isso fora do contexto – A trama não exige que ela tenha atitudes assim.

Por outro lado, reparem a delicadeza dos gestos da Suzana Vieira, ao beber ou comer em cena.

Em alguns programas de entrevista, você vê participantes se coçando, fazendo caretas e se espreguiçando como se estivessem em suas casas.
E há aqueles que se esquecem que o tempo em televisão é curto e monopolizam o microfone, ignorando os outros convidados que foram lá para falar também.

Às vezes percebo mais cuidado e bons modos em programas infantis. Será que as mães recomendam a suas crianças que se comportem?

O curioso é que há muitos profissionais do comportamento trabalhando em emissoras de TV, mas dando conselhos ao telespectador. Ah, entendi. Santo de casa não faz milagre!

E você, o que acha?
Vamos falar mais desse assunto e de outros que estão presentes em nosso dia-a-dia..

Mande sua sugestão para Fe.bsbtreinamentos@gmail.com


                                                         









Vem para o workshop você também

Com a chegada do fim de ano os workshops e confraternizações nas empresas costumam ser aguardados pelos funcionários, com certa ansiedade.
E não é para menos. Afinal é tempo de avaliar se as metas foram cumpridas, apresentar resultados e fazer projeções para o ano vindouro.

A nós responsáveis pela organização desses eventos,cabe a tarefa de tentar surpreender os participantes, sem se esquecer de colocar em pauta a necessidade de se aprimorar as relações interpessoais e o clima organizacional, que , só para lembrar, é responsabilidade de cada um. E, deveria ser tratado com mais atenção, em todos os níveis hierárquicos das organizações..

A escolha do local onde vai ocorrer o evento deve ser bem criteriosa, para que a programação possa ser cumprida sem sobressaltos.
Avaliar condições de conforto, acessibilidade, tempo e facilidade de locomoção devem ser prioridade.

É muito importante que  todos cumpram os horários, em todas as fases, para que não haja prejuízo da programação.

Nessas ocasiões as dinâmicas de grupo são muito eficazes para promover a integração entre equipes. Portanto, PARTICIPE, INTERAJA, OUÇA, PERGUNTE E DÊ SUGESTÕES. Quem sabe da próxima vez você vai estar na organização e vai adorar ver seus colegas contribuindo para o sucesso dos trabalhos.

Mesmo que a competitividade esteja no jogo, procure não “atropelar”seu colega para ganhar tudo, a todo custo.
O ministério das comunicações adverte: Participar com moderação, faz bem ao coração.

E, se houver uma festa à noite para confraternizar, não se esqueça que, apesar de longe do escritório, continua sendo uma festa de trabalho.
Então, esteja atento: mantenha sua imagem profissional impecável e saiba chegar, participar e sair com elegância.

E, na hora de arrumar a mala, não se esqueça:

  • Coloque uma bermuda na altura do joelho, tênis e uma camiseta comportada para as atividades externas.
  • Um biquíni que não seja fio dental.e os rapazes não levem a sunga do irmão mais novo  e com menos corpo..
  • Para à noite,nada de transparências e decotes exagerados. Guarde-os para as baladas com amigos, fora do ambiente de trabalho..

E, se sua empresa ainda não preparou um evento de fim de ano, procure a Fe.bsbtreinamentos@gmail.com para conhecer um trabalho que começa com uma consultoria para diagnosticar o que fazer para reforçar o entrosamento entre as equipes e aumentar o resultado financeiro que todos almejamos..

                                                  

Um líder guia a tragédia do World Trade Center

             Todo dia 11 de setembro mexe com meus sentimentos e me faz refletir sobre certos valores e comportamentos que estão em total escassez em nossas vidas. Me explico melhor. Eu estava em Nova York desde julho daquele ano de 2001 e precisava voltar para reassumir meus compromissos profissionais.Apesar de convidada a ficar mais tempo, remarquei minha passagem e, no dia 4 de setembro, embarquei de volta para o Brasil.

               Foi horrível assistir – pela televisão – a explosão daquelas torres que tão bem conhecia e que havia acabado de revisitar.
                               Foto de um grafite que comprei na 5a. avenida

               Mas, como tudo na vida, houve o lado positivo da história e que espero poder exercitar a lição, ao longo de minha vida. O que pode haver de positivo em uma tragédia daquelas? A atuação do ex-prefeito de Nova York,Rudolph Giuliani, e que se transformou em tema de uma das palestras mais requisitadas no mundo todo, intitulada “A Liderança pelo exemplo”.

                Parece muito simples, mas quando você observa determinadas atitudes da grande maioria das pessoas, pode constatar que elas mesmas se esquecem de praticar o que pregam.
              Você conhece algum pai que vive dizendo ao filho adolescente que não deve beber ou fumar, mas na primeira oportunidade, pede que ele vá ao bar comprar cigarros e bebida?
              É o caso daquele gerente que exige o cumprimento do horário pelos funcionários, mas ele mesmo chega sempre uma hora depois do início do expediente ou marca uma reunião e chega com meia hora de atraso?

              Por essas e por outras resolvi transcrever alguns princípios que Rudolph Giuliani considera essenciais sobre liderança pelo exemplo e que acredito pode ser muito útil em nossa vida profissional e pessoal.Aí estão eles:

  1. O líder deve conhecer sua essência. Deve ter uma visão clara de onde quer chegar e não deve mudar a todo instante, “um líder deve poder olhar para o futuro e resistir às opiniões contrárias. Precisa ter a capacidade de prever, antever os cenários que interessam ao desenvolvimento de sua carreira.

  1. O líder deve ser otimista. Ninguém segue um pessimista. Visão positiva para enxergar  as adversidades como um desafio à sua inteligência e capacidade. Quem soluciona problemas atrai as pessoas, em qualquer sociedade.


  1. O líder deve dar soluções éticas e não: o fim justifica os meios. Ou seja, vale tudo.

  1. O líder deve ser corajoso. Coragem não é ausência de medo e sim a capacidade de controlar o pavor, o medo, inspirando as pessoas a seguirem o seu exemplo.


  1. O líder deve ser alguém preparado. Não se cansa de aperfeiçoar-se, de aprender. Treinamento permanente de cenários de dificuldades.

  1. O líder deve saber trabalhar em equipe. Deve ter enorme capacidade de congregar, de ouvir, de agregar pessoas que o complementem. De ter coragem de trabalhar com pessoas que pensem diferente. Nenhuma pessoa é capaz de reunir todas as habilidades que uma organização precisa.


  1. O líder deve ser um ótimo comunicador para contagiar as outras pessoas. Deve saber transmitir suas idéias às mentes e corações das pessoas. Às vezes há pessoas que não entendem.

  1. O líder deve amar e preocupar-se com as pessoas. É normal líderes de grandes organizações enxergarem apenas números e estatísticas. Apenas o amor conquistará o apoio e confiança. Ele finaliza dizendo: “Ir a casamento é opcional, mas ir a funerais é obrigatório, pois é lá que as pessoas mais precisam de nossa presença.
 
                  
                 Se você curtiu, me mande um e-mail que ficarei muito feliz!
                                         Fe.bsbtreinamentos@gmail.com





Voltei das férias - parte II

Continuando a passear de troller  pela International Drive.................... 

                                                           
você vai dar de cara com esse prédio construído de cabeça para baixo, é o Wonder Works  -

 um parque interativo, com dezenas de brincadeiras,onde parece que todos estão de cabeça para baixo também.Isso porque na entrada você passa pelo túnel da inversão. Não vou contar mais senão perde o impacto.

O Universal continua um lugar de sonhos, que vão se realizando a cada vez que você entra nos shows ou curte os brinquedos de ação.
O desfile de celebridades é maravilhoso. Eu juro que vi a Marylin Monroe, com aquele vestido branco e a boca com um batom bem vermelho.Não deu tempo de fotografar porque os seguranças não nos deixam chegar perto. E, juro também, que comprei esse carro....


No Aquática – parque de águas – mais novo que o Epcot, tem uma enorme piscina de ondas, cujo funcionamento é controlado por um cronômetro digital tamanho família, que ao chegar no “0” provoca a maior gritaria.
As pessoas andam em trajes de banho, muito à vontade, buscando aproveitar cada brinquedo e cada momento.


                                         



Não deixe de ir ao Roa”s Rapids Lazy river – uma corrida dentro do rio que provoca uma sensação deliciosa de relaxamento e frisson ao mesmo tempo.

E o Magic Kingdom? Todos dizem que é o preferido das crianças, mas vi muito marmanjo – eu inclusive – comentando que há muito tempo não se divertia tanto.








Já estou planejando a próxima viagem; enquanto isso não acontece, combinei um piquenique no parque da cidade, com direito a brincar no Nicolândia Center Park, o maior centro de diversão de Brasília, e deixar a criança que existe dentro de cada um de nós, assumir o controle, nem que seja por um dia.
Se você tiver uma dica para o nosso piquenique, envie para fe.bsbtreinamentos@gmail.com

Voltei das férias

Eu não sei você, mas senti falta do nosso bom convívio. Em compensação, tenho algumas histórias para contar e, se você tiver programado uma viagem à Disney, tenho boas dicas para que você economize tempo e dinheiro, e assim aproveite melhor a viagem.

Já fazia 11 anos que não voltava a Orlando então curti tudo como se fosse a primeira vez.

Se você for voar com a American Airlines não espere um tratamento gentil – desde o atendimento no aeroporto até o serviço de bordo. Ele inexiste.. Lembra do que falei na nota anterior “Um vilão chamado cliente”, pois se acentua muito no período de férias e de multidões nos aeroportos. De cliente você passa a ser um estorvo para os funcionários e, se não fala inglês a impaciência a aumenta muito.
Tentei ajudar quem estava perto de mim no embarque em Miami, porque as pessoas não entendiam a chamada por grupo da AA. Primeiro eles embarcam os preferenciais, 1ª.classe, executiva, platinum, como as outras companhias.Depois começam a chamar G1,G2,G3 e G4 e aí a confusão começa. Vi funcionários da AA gritando com os brasileiros que não sabiam em que momento deviam embarcar.

Se o seu hotel estiver localizado na International Drive – uma avenida que dá acesso aos parques temáticos e contempla grande número de bares, restaurantes, pubs, lojas, farmácias e um dos shoppings mais freqüentados por estrangeiros, o Outlet Premium – você pode pegar o Troller para se locomover em toda a extensão da ID. Custa $1,50 que deve ser pago em uma nota de $1,00 e $0,50 em moedas. Não há como receber troco.

                                            Olha ele aí
                             
                                          Adorei a limpeza e a ideia da lixeira

Organize seus dias nos parques para aproveitar bem. As filas são enormes, mas vale a pena.

Algumas dicas para você não precisar comprar tudo nos parques, sempre muito caro.

  • Leve roupas de banho e toalha para o parque de águas. Há lockers para deixar as coisas que não serão usadas e que não podem molhar.
  •  Um Calçado leve, tipo sapatilha, com solado de borracha, para não escorregar. Se preferir comprar lá, compre fora do parque. Eu paguei $10,00 na Dick's – uma loja de esporte perto do famoso Best Buy.
  • Uma jaqueta leve, de tecido impermeável para dias de chuva. Você fica em média duas horas nas filas e quando entra nos  brinquedos o ar condicionado é gelado.
  • Não se esqueça de levar protetor solar, especialmente para as crianças.
  • E, por último, um boné ou chapéu será sempre bem-vindo.


                                        No próximo post vou contar mais .................
                                                                


Um vilão chamado cliente

            Ele é o ser mais citado nas metas, missões, reuniões e tudo que possa trazer lucro às empresas, e às vezes nem sabe o peso da responsabilidade que representa no mundo dos negócios. Eu diria o poder também.
Mas existe uma enorme contradição entre o que se diz e o que ocorre na vida prática.

Veja se você já passou por uma situação parecida?
Você, cliente, precisa contratar um serviço – seja ele qual for-do mais simples ao mais sofisticado – e no primeiro contato com o fornecedor desse serviço até o pagamento por ele,o tratamento recebido é bem razoável: água, cafezinho e muito sorriso. O seu e-mail e número de celular são sempre solicitados, embora nunca acionados.. “Nossa mandei diversas mensagens e você não respondeu, também não consegui falar no seu celular”.Isso é o que você vai ouvir quando tentar alguma resposta a suas reivindicações.

Há uma característica quase geral em matéria de prestação de serviços no nosso país,que é a falta de controle de qualidade no atendimento. Você conquista o cliente no primeiro contato e depois finge que não tem compromisso algum com ele. Tenta despachá-lo rapidamente pelo telefone – quando ele liga – e não responde às suas mensagens, porque ele cliente, não rende mais nada.

E a figura do gerente de relacionamento do banco?
Sempre que você liga a secretária pede seu nome e número de conta, anota o telefone e diz que ele entrará em contato. Pode arranjar um banquinho e esperar porque isso não vai acontecer.

O despreparo da grande maioria dos funcionários que estão no front do atendimento é gritante.
Outro dia fui lavar o carro em um posto que costumava freqüentar,mas havia algum tempo não ia. Percebi que trocaram os homens que limpavam e aspiravam os carros por mulheres,então comentei com a moça responsável pelo área de conveniência e recebimento do pagamento: que interessante agora só há mulheres trabalhando. Ao que ela respondeu: não, sempre foi assim. Nessas alturas me senti uma idiota. Perguntei há quanto tempo ela trabalhava lá e a resposta foi alguns meses. Neurônios e capacidade de raciocínio zero. E a falta de gentileza com esse vilão que deveria estar fazendo outra coisa, senão solicitando serviços ou comprando produtos.Afinal, a empresa pode viver sem ele.

A fidelização de clientes é uma tarefa que deve ser perseguida por toda empresa que almeja sobreviver à enorme concorrência que ainda está por vir e que poucos enxergam.
O cliente pode ser o Embaixador de sua empresa divulgando seus produtos e serviços sem receber salário. Pense nisso! 

Quero compartilhar essas e outras dicas com você que acredita que pode melhorar o padrão de atendimento a clientes de sua empresa.

Em um dos módulos do nosso curso Etiqueta Empresarial abordamos esse tema de forma mais ampla, dentre muitos outros que ajudam no nosso dia-a-dia,

Dê uma passeada pela nossa página, acesse o ícone workshops e treinamentos e cursos especiais e escolha o que melhor se adéqua a suas necessidades.

                                         Um abraço
                              www.fe-bsbtreinamentos.combr

           
           



Seleção Brasileira - A vitória do trabalho em equipe

A vitória da seleção brasileira contra o México me trouxe à lembrança um episódio do qual fui protagonista há alguns anos, e que me faz reafirmar a tese de que o trabalho em equipe é a garantia da vitória, especialmente nesse século de mudanças constantes e velozes.

Nossa equipe era tão afinada que mais parecia uma orquestra que iniciava  o concerto às 8:00 da manhã e encerrava às 23:00, com uma alegria e motivação que causava inveja a muita gente. Sabíamos que estávamos contribuindo para o crescimento da instituição para a qual trabalhávamos, isso nos fazia fortes e felizes.
Até que um dia um dos colegas começou a manifestar sua intenção em tomar o lugar do diretor. Foi quando os instrumentos foram desafinando e, após algum tempo, todos perdemos o trabalho que tanta alegria trazia às nossas vidas.

A integração da nossa seleção e o pedido de apoio aos torcedores contaminou o público de tal forma, que o resultado não podia ser outro.

Para garantir sucesso também no mundo executivo é fundamental saber trabalhar em equipe, estabelecendo um objetivo comum, criando um ambiente de cooperação, compartilhando mais que competindo, aprendendo com a diversidade e, sobretudo, valorizando o outro.


                                     O gol feito por um é a vitória de todos. 

Como é grande o meu amor pelo meu leitor

                        Eu tentei descobrir se em outro lugar do planeta o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho, como no Brasil. Não consegui. Se você souber, por favor, acabe com minha curiosidade e me escreva dizendo.

Em grande parte do mundo essa data que deixa os corações um pouco mais vermelhos é comemorada em 14 de fevereiro, dia de San Valentin.

Eu resolvi comemorar o dia de hoje com meus amores do Brasil, EUA, Alemanha, França, Arábia Saudita, Índia, Rússia, Colômbia, Polônia, Holanda, Reino Unido, Panamá, Marrocos, China, Austrália, Romênia, Canadá, Bélgica, Cingapura, Chile, Bósnia-Herzegovina, Irlanda, Sérvia, República Tcheca, Ucrânia, Azerbaijão, Espanha, Indonésia e África do Sul. Todos leitores do meu blog e que com suas diversidades trazem um colorido especial a minhas estórias.

      Muito obrigada e recebam um beijo do tamanho do nosso amor.
                                          Fátima Emília


                           

Grandes Evento$$$$$$$$$. Não vamos fazer bonito.


Acompanho com grande interesse as notícias e campanhas publicitárias que tem sido veiculadas na mídia, com a intenção de promover “o bom comportamento”dos brasileiros, durante os grandes eventos esportivos que estão por ocorrer no país, e também a expectativa da chegada de grande número de turistas estrangeiros.

Confesso que não estou muito entusiasmada. Veja se estou muito equivocada.
No fim de semana passada houve o jogo de inauguração do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde ocorrerão jogos da copa das confederações e de 2014.
Por determinação da FIFA, as vias principais que dão acesso ao estádio foram fechadas. Não preciso comentar sobre os engarrafamentos e a insatisfação dos motoristas.
A população não foi avisada de que havia ônibus para fazer o trajeto dos estacionamentos disponíveis até o local. Se virem.

Os vendedores de comida da Feira da Torre de TV – um dos locais mais visitados por turistas – fizeram grandes estoques e tiveram um enorme prejuízo, porque as pessoas não tinham como chegar até eles. Eles não foram avisados que as vias estariam fechadas. Se virem.

Não adianta gastar rios de dinheiro, com campanhas publicitárias. É preciso aprender a planejar, informar e, sobretudo, educar.

E não é só durante grandes eventos que o bom comportamento e a educação devem ter lugar de destaque na agenda das pessoas.

Esse tratamento de choque na população, tem efeito passageiro.

Dizer que isso é atitude de pessimista é não querer enxergar a realidade. Por isso, não acredito que vamos fazer bonito.



Profissão:Engraxate....Codinome:Sorriso

O psicólogo americano Martin Seligman explica em um de seus estudos mais famosos, no mundo executivo, que as pessoas otimistas e sorridentes são mais realizadas profissionalmente.

Comecei a buscar, mentalmente, quais profissões eu associava a essa afirmativa. A primeira que me veio à mente: Engraxate.
Revirei um baú de fotos e encontrei uma em que posei ao lado de um shoe shine boy , em New Orleans e me lembrei que eles representam uma das atrações turísticas da cidade, pela forma gentil com que atendem os turistas e os locais também.


                                          
Resolvi conferir se por aqui também é assim. É claro que como em todas as profissões, há exceções.
Em Brasília, no Setor Comercial Sul descobri um simpático engraxate que trabalha há 35 anos no mesmo lugar. Com um largo sorriso nos lábios,disse orgulhoso:- “criei e formei três filhos com o fruto do meu trabalho, enquanto dava um trato nos sapatos de um executivo, cliente há 11 anos, que sai do Lago Sul - bairro que fica quase 15  km de distância - para desestressar e dar boas risadas, como afirmou ele.

Dias depois, andando pelo Brasília Shopping, dei de cara com o sorriso que vocês podem ver na foto, engraxando as botas de uma linda menina caribenha que era só elogios ao trabalho dele.
                                          A caribenha Kira - fiel cliente de Wanderson

Há 10 anos Wanderson de Almeida encara com bom humor e alegria seu trabalho, sempre procurado por quem quer passar alguns bons momentos de satisfação completamente despretensiosa.



Que tal começarmos um exercício diário para tentarmos sorrir mais e usufruir dos benefícios que a alegria traz a nossas vidas?

Mega Hiper Antenado


No programa Encontro com Fátima Bernardes, de segunda-feira passada, um dos temas em discussão era o Comportamento do Brasileiro no Trânsito, assunto que tem estado presente no nosso cotidiano e que tira o sono de qualquer um. Me assusta muito ver a violência do trânsito em Brasília, por exemplo, cidade que vi nascer e crescer.

Me lembrei, imediatamente, do livro do antropólogo Roberto DaMatta “Fé em Deus e pé na tábua – Ou como e por que o trânsito enlouquece no Brasil, resultado de pesquisas encomendadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo por meio de seu Departamento Estadual de trânsito.

O professor DaMatta,que conhece o Brasil como poucos, nos esclarece a imensa dificuldade que temos em obedecer às leis, de seguir as normas mais banais.

Do bonde puxado a burro aos automóveis atuais ele explica em detalhes a evolução ou involução do trânsito no Brasil.

E num trecho instigante ele afirma: - “estou convencido de que a maioria esmagadora dos habitantes do Brasil acredita piamente num outro mundo e na sobrevivência da alma ou da sua consciência depois da morte, o que torna a propensão ao risco rotineira porque embasada neste conceito de que temos muitas vidas à nossa espera. Esta nossa existência é apenas uma, talvez a mais desgraçada, entre muitas outras”.

Eu recomendo o livro do professor DaMatta,a todas as pessoas que acreditam que depende de cada um de nós promover uma transformação de comportamento, que ainda nos fará sentir orgulho – novamente - de sermos brasileiros.

                        Quem sabe conseguimos criar um debate interessante sobre esse tema?

                                                             

Ética e Etiqueta - (Des)encontro de gerações


Pela primeira vez na história estamos vivenciando uma situação muito interessante no mundo do trabalho: o encontro de cinco gerações convivendo na mesma empresa. Considerando também o jovem aprendiz que já é uma realidade para muitos.

Se cada geração mantém uma relação diferente com o trabalho, podemos deduzir que os conflitos só tendem a crescer.Uma pessoa da geração X tende a priorizar a estabilidade no emprego e lida com a hierarquia com mais facilidade que uma da geração Y, por exemplo. Os interesses são completamente distintos e as atitudes também, assim como o conhecimento acumulado faz muita diferença.

Para nos ajudar nessa empreitada podemos pedir socorro à Ética e a Etiqueta que terão o maior prazer em ser úteis nas nossas vidas.
Muitas vezes cobramos de um profissional jovem atitudes éticas, mas nos esquecemos que ele pode nunca ter sido apresentado a conceitos éticos e muito menos  a normas de Etiqueta. Muitas empresas não tem código de conduta ética, mas esperam que seus funcionários sejam impecáveis em seu comportamento.

No começo da carreira é muito comum se seguir o exemplo do chefe e se você tiver a sorte que eu tive com meu primeiro chefe – Embaixador Paulo Cotrim – vai descobrir como o ambiente profissional fica rico e saudável quando se aprende que nossas atitudes não podem causar desconforto e muito menos ser favorável a apenas uma pessoa.

Para se viver em harmonia é preciso respeitar o outro, assumir nossos erros e, sobretudo, ser humilde, dividindo nosso conhecimento que não irá dar frutos se ficar guardado em uma gaveta. 

As instituições devem instituir a figura do mentor – aquele funcionário mais velho e mais experiente – ou até chamar o funcionário aposentado e cheio de vontade de contribuir com o desenvolvimento daquele lugar que ele dispensou anos de sua vida para orientar e ajudar na formação de profissionais qualificados, tão em falta no mercado brasileiro.
             
                                               E viva a diferença! 

Ética e Etiqueta - a saga de duas irmãs quase gêmeas


*Comente nossas postagens, diga o que achou, sugira temas, questione. Juntos, escreveremos histórias inéditas e úteis ao nosso bem viver.*


Aproveitando a deixa do “bem viver”, hoje quero falar um pouco dessas duas irmãs (eu acho que são bivitelinas)- a Ética e a Etiqueta- que aparecem sempre juntas em nossas vidas e que muitas pessoas pensam que devem separá-las.

Mesmo que não sejam gêmeas idênticas e tenham cargas genéticas diferentes; a Ética vem do grego - ethos e a Etiqueta da França - etiquette, elas trabalham perseguindo o bom senso e as boas maneiras para uma vida harmoniosa em sociedade.

Não dá para imaginar uma vida em que para alcançar meus desejos de acúmulo de riqueza eu tenha que anular a existência de outras pessoas. E, muito menos, agir de forma egoísta, prepotente e grosseira com as pessoas com as quais me relaciono, acreditando que assim chegarei mais rápido ao topo. Topo de onde? Só se for daquele lugar quentinho e vermelhinho que ilustra o imaginário de quem gosta de explicar a diferença entre céu e inferno.

Minha indignação aumentou muito com a reportagem exibida pela TV Globo, no último domingo, buscando respostas, após um ano do escândalo de licitações para prestação de serviços a órgãos do governo, no Rio de Janeiro, e uma das envolvidas repete a frase: É a ética do mercado, para explicar o pagamento de propina.

Só não conhecendo o significado da palavra ética ou desprezando totalmente as pessoas decentes e maravilhosas que lutam e que verdadeiramente chegam ao topo de suas carreiras, de sua vida familiar e social porque consideram valores essenciais ao bem viver como alguns que vamos rememorar aqui:

Humildade – a falta dela faz você ser orgulhoso, agir de forma a não valorizar o outro. Se você pretende ser um líder, precisa começar a considerar essa atiitude.

Flexibilidade – fundamental no mundo globalizado. Ajuda você a mudar de uma atividade a outra, com serenidade.

Reciprocidade – você colabora com o outro mesmo antes de ser convidado a fazê-lo.

Empatia – é a capacidade de se colocar no lugar do outro. O pesquisador Martin Hoffman sugere, em seus estudos, “que a capacidade de afeto empático, leva as pessoas a seguir certos princípios morais”.

E, para terminar, eu quero citar o Respeito – ele está na base das normas de Etiqueta; mas não deixe de se auto-respeitar, antes de qualquer coisa.       
                                    Se você gostou, Volte sempre!
                              

Welcome to India

Conforme combinado, vamos começar falando da Índia e aproveitar para desejar Feliz Ano Novo aos indianos que a partir de março,abril ,outubro e novembro comemoram o novo ano em algum lugar da Índia;quando as casas são limpas e decoradas, roupas novas são compradas e usadas, visitas são feitas aos anciãos para prestar respeito e novos empreendimentos lançados.

Você deve estar se perguntando: será que eles são mais festeiros que nós?
Veja se as imagens respondem por nós. É deslumbrante o colorido das roupas.
                           Procissão em Mumbai durante as festividades do Ano Novo
Corrida de barcos em Querala

Eu tive uma experiência de trabalho maravilhosa, alguns anos atrás, quando participei de um seminário no Rio de Janeiro com economistas, professores, políticos e diplomatas dos dois países.

Nunca imaginei que pudesse haver tanta semelhança entre dois mundos tão diferentes. Ficamos todos muito à vontade, como se não houvesse quase 16000 km de distância entre nossas casas: a deles com mais de 1.200.000  pessoas, muitas ainda sofrendo com problemas de doenças, pobreza, analfabetismo etc, assim como no Brasil.

A gentileza e o sorriso dos indianos abrem qualquer porta, em qualquer lugar do planeta. Vi o esforço dos funcionários do hotel para atender às necessidades dos hóspedes discretos e gentis em tudo que pediam.

Anos depois, conheci uma família indiana que morava nas Filipinas e fui convidada para almoçar na casa deles. Ao chegar ,recebi uma guirlanda de flores e fiquei aguardando para saber o que devia fazer. Recebi a orientação de que deveria retirá-la do pescoço em seguida,.em sinal de humildade.
Aprendi também que sempre deve-se dar e receber as coisas com a mão direita – especialmente comida, pois a mão esquerda é considerada impura.
Regras de etiqueta sutis, mas importantes de serem cumpridas.

Eles estão em maior número aqui no Brasil: segundo a revista veja (Ed.1950) a
Comunidade hindu é a que, proporcionalmente, mais cresce em São Paulo.
indianos também no Rio de Janeiro, Recife e Manaus. Muitos são professores de Informática- só para lembrar, a Índia é a maior produtora de software do mundo - alguns cientistas; enquanto menos de mil brasileiros vivem por lá.

Agora vou dar uma notícia quentinha para você: Acabou de ser lançado o livro de fotojornalismo “A essência da Índia em São Paulo” que mostra as manifestações culturais indianas realizadas pelos imigrantes em SP, como forma de preservação da cultura deles. Eu já encomendei o meu. Vou me deliciar com o colorido e as histórias desses vizinhos às vezes misteriosos, mas sempre surpreendentes.

Não quero terminar essa matéria sem antes agradecer a forma gentil com que fui recebida na Embaixada da Índia e dizer que as fotos que ilustram a matéria são da revista Índia Perspectives
.
Por tudo isso eu volto a dizer Welcome to Índia! 



Querido leitor


Nosso blog tem recebido, diariamente, a visita de pessoas dos mais diferentes cantos do mundo, o que me deixa particularmente feliz.

Me fez recordar de lugares por onde passei, pessoas que conheci e, constatar a atualidade dos ensinamentos do papa da comunicação “Marshall McLuhan” , que disse a frase mundialmente conhecida: “o mundo é uma aldeia global - e a cada dia que passa ele fica mais real, por isso gostaria de sugerir que todo estudante de comunicação conhecesse o mestre da era da informação..

Por falar em leitura, outro dia fazendo meu passeio favorito por uma livraria da cidade, dei de cara com o livro “A distância entre nós”, da jornalista indiana Thrity Umrigar, que conta a história de duas mulheres – patroa e empregada – com suas vidas totalmente diferentes e entrelaçadas.Simplesmente maravilhoso. Eu recomendo especialmente porque mostra como as dores humanas ultrapassam as divisões de classe e cultura.

Gostaria que ficássemos cada vez mais perto, trocando informações e dicas sobre nossas culturas e experiências, então, vou escrever um pouquinho do que sei ou vivi, para meus queridos leitores.

Que tal começarmos pela Índia?
Enquanto escrevo o próximo post dê um pulinho na livraria mais próxima e veja que você não vai desgrudar do livro que sugeri. Depois me conte se gostou.

Gente como a gente cuidando do meio ambiente


Olha só o personagem que eu encontrei, debaixo de um sol de 34 graus, na praia das castanheiras, no Espírito Santo?

                        O capitão Prateta como é conhecido faz um trabalho voluntário de conscientização ambiental,nas escolas e praias do Espírito Santo e há 17 anos luta para mostrar a importância de não se deixar lixo nas praias – que diga-se de passagem são lindíssimas e não merecem ser maltratadas com a falta de educação de muita gente.

                        A distribuição de sacolinhas oxi-biodegradável para que as pessoas – sem sair de seu conforto e de sua cadeira de praia– coloquem seu lixo,faz parte desse trabalho que merece nosso apoio e carinho.

                        No treinamento que ministro nas empresas em Etiqueta Ambiental além do cuidado com o lixo,às vezes involuntariamente jogado nas lixeiras sem o cuidado de se observar o que deve ir para onde – só copos plásticos, papel, lixo orgânico – falo também daquele bate-papo no banheiro enquanto se escova os dentes e a torneira fica aberta por alguns minutos, gastando água potável tão em falta em várias cidades brasileiras.
E muitos outros assuntos relacionados ao cuidado com nosso planeta e que muita gente não se incluiu nele.                       
                       
                        Se você ainda não tirou seus dias de folga e planeja ir a uma praia, que tal roubar a idéia do capitão Prateta e colaborar com o meio-ambiente? Depois me manda uma foto que eu publico no blog.




2013 chegou.....De cara nova!


            Todas as previsões que li para 2013 dão conta de um ano com excelentes perspectivas, em todas as áreas.

            Para entrar no clima, nosso blog está renovado, de cara nova. Vamos buscar assuntos que atendam sua curiosidade e necessidade, contar experiências que possam contribuir, de alguma forma; ampliar nossa oferta de workshops, palestras e treinamentos, para juntos driblar as dificuldades do dia-a-dia e também darmos boas risadas.

            Você continua sendo minha prioridade e estímulo para buscar novos assuntos e aproveito para agradecer sua companhia por todo o ano de 2012.

Então escreva para Fe.bsbtreinamentos@gmail.com sugerindo temas de seu interesse ou fazendo críticas. Elas serão sempre bem-vindas. Comente com seus amigos.