A vitória da seleção brasileira contra o México me trouxe à lembrança um episódio do qual fui protagonista há alguns anos, e que me faz reafirmar a tese de que o trabalho em equipe é a garantia da vitória, especialmente nesse século de mudanças constantes e velozes.

Nossa equipe era tão afinada que mais parecia uma orquestra que iniciava  o concerto às 8:00 da manhã e encerrava às 23:00, com uma alegria e motivação que causava inveja a muita gente. Sabíamos que estávamos contribuindo para o crescimento da instituição para a qual trabalhávamos, isso nos fazia fortes e felizes.
Até que um dia um dos colegas começou a manifestar sua intenção em tomar o lugar do diretor. Foi quando os instrumentos foram desafinando e, após algum tempo, todos perdemos o trabalho que tanta alegria trazia às nossas vidas.

A integração da nossa seleção e o pedido de apoio aos torcedores contaminou o público de tal forma, que o resultado não podia ser outro.

Para garantir sucesso também no mundo executivo é fundamental saber trabalhar em equipe, estabelecendo um objetivo comum, criando um ambiente de cooperação, compartilhando mais que competindo, aprendendo com a diversidade e, sobretudo, valorizando o outro.


                                     O gol feito por um é a vitória de todos.