Todo dia 11 de setembro mexe com meus sentimentos e me faz refletir sobre certos valores e comportamentos que estão em total escassez em nossas vidas. Me explico melhor. Eu estava em Nova York desde julho daquele ano de 2001 e precisava voltar para reassumir meus compromissos profissionais.Apesar de convidada a ficar mais tempo, remarquei minha passagem e, no dia 4 de setembro, embarquei de volta para o Brasil.

               Foi horrível assistir – pela televisão – a explosão daquelas torres que tão bem conhecia e que havia acabado de revisitar.
                               Foto de um grafite que comprei na 5a. avenida

               Mas, como tudo na vida, houve o lado positivo da história e que espero poder exercitar a lição, ao longo de minha vida. O que pode haver de positivo em uma tragédia daquelas? A atuação do ex-prefeito de Nova York,Rudolph Giuliani, e que se transformou em tema de uma das palestras mais requisitadas no mundo todo, intitulada “A Liderança pelo exemplo”.

                Parece muito simples, mas quando você observa determinadas atitudes da grande maioria das pessoas, pode constatar que elas mesmas se esquecem de praticar o que pregam.
              Você conhece algum pai que vive dizendo ao filho adolescente que não deve beber ou fumar, mas na primeira oportunidade, pede que ele vá ao bar comprar cigarros e bebida?
              É o caso daquele gerente que exige o cumprimento do horário pelos funcionários, mas ele mesmo chega sempre uma hora depois do início do expediente ou marca uma reunião e chega com meia hora de atraso?

              Por essas e por outras resolvi transcrever alguns princípios que Rudolph Giuliani considera essenciais sobre liderança pelo exemplo e que acredito pode ser muito útil em nossa vida profissional e pessoal.Aí estão eles:

  1. O líder deve conhecer sua essência. Deve ter uma visão clara de onde quer chegar e não deve mudar a todo instante, “um líder deve poder olhar para o futuro e resistir às opiniões contrárias. Precisa ter a capacidade de prever, antever os cenários que interessam ao desenvolvimento de sua carreira.

  1. O líder deve ser otimista. Ninguém segue um pessimista. Visão positiva para enxergar  as adversidades como um desafio à sua inteligência e capacidade. Quem soluciona problemas atrai as pessoas, em qualquer sociedade.


  1. O líder deve dar soluções éticas e não: o fim justifica os meios. Ou seja, vale tudo.

  1. O líder deve ser corajoso. Coragem não é ausência de medo e sim a capacidade de controlar o pavor, o medo, inspirando as pessoas a seguirem o seu exemplo.


  1. O líder deve ser alguém preparado. Não se cansa de aperfeiçoar-se, de aprender. Treinamento permanente de cenários de dificuldades.

  1. O líder deve saber trabalhar em equipe. Deve ter enorme capacidade de congregar, de ouvir, de agregar pessoas que o complementem. De ter coragem de trabalhar com pessoas que pensem diferente. Nenhuma pessoa é capaz de reunir todas as habilidades que uma organização precisa.


  1. O líder deve ser um ótimo comunicador para contagiar as outras pessoas. Deve saber transmitir suas idéias às mentes e corações das pessoas. Às vezes há pessoas que não entendem.

  1. O líder deve amar e preocupar-se com as pessoas. É normal líderes de grandes organizações enxergarem apenas números e estatísticas. Apenas o amor conquistará o apoio e confiança. Ele finaliza dizendo: “Ir a casamento é opcional, mas ir a funerais é obrigatório, pois é lá que as pessoas mais precisam de nossa presença.
 
                  
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