Acompanho com grande interesse as notícias e campanhas publicitárias que tem sido veiculadas na mídia, com a intenção de promover “o bom comportamento”dos brasileiros, durante os grandes eventos esportivos que estão por ocorrer no país, e também a expectativa da chegada de grande número de turistas estrangeiros.

Confesso que não estou muito entusiasmada. Veja se estou muito equivocada.
No fim de semana passada houve o jogo de inauguração do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde ocorrerão jogos da copa das confederações e de 2014.
Por determinação da FIFA, as vias principais que dão acesso ao estádio foram fechadas. Não preciso comentar sobre os engarrafamentos e a insatisfação dos motoristas.
A população não foi avisada de que havia ônibus para fazer o trajeto dos estacionamentos disponíveis até o local. Se virem.

Os vendedores de comida da Feira da Torre de TV – um dos locais mais visitados por turistas – fizeram grandes estoques e tiveram um enorme prejuízo, porque as pessoas não tinham como chegar até eles. Eles não foram avisados que as vias estariam fechadas. Se virem.

Não adianta gastar rios de dinheiro, com campanhas publicitárias. É preciso aprender a planejar, informar e, sobretudo, educar.

E não é só durante grandes eventos que o bom comportamento e a educação devem ter lugar de destaque na agenda das pessoas.

Esse tratamento de choque na população, tem efeito passageiro.

Dizer que isso é atitude de pessimista é não querer enxergar a realidade. Por isso, não acredito que vamos fazer bonito.