Ele é o ser mais citado nas metas, missões, reuniões e tudo que possa trazer lucro às empresas, e às vezes nem sabe o peso da responsabilidade que representa no mundo dos negócios. Eu diria o poder também.
Mas existe uma enorme contradição entre o que se diz e o que ocorre na vida prática.

Veja se você já passou por uma situação parecida?
Você, cliente, precisa contratar um serviço – seja ele qual for-do mais simples ao mais sofisticado – e no primeiro contato com o fornecedor desse serviço até o pagamento por ele,o tratamento recebido é bem razoável: água, cafezinho e muito sorriso. O seu e-mail e número de celular são sempre solicitados, embora nunca acionados.. “Nossa mandei diversas mensagens e você não respondeu, também não consegui falar no seu celular”.Isso é o que você vai ouvir quando tentar alguma resposta a suas reivindicações.

Há uma característica quase geral em matéria de prestação de serviços no nosso país,que é a falta de controle de qualidade no atendimento. Você conquista o cliente no primeiro contato e depois finge que não tem compromisso algum com ele. Tenta despachá-lo rapidamente pelo telefone – quando ele liga – e não responde às suas mensagens, porque ele cliente, não rende mais nada.

E a figura do gerente de relacionamento do banco?
Sempre que você liga a secretária pede seu nome e número de conta, anota o telefone e diz que ele entrará em contato. Pode arranjar um banquinho e esperar porque isso não vai acontecer.

O despreparo da grande maioria dos funcionários que estão no front do atendimento é gritante.
Outro dia fui lavar o carro em um posto que costumava freqüentar,mas havia algum tempo não ia. Percebi que trocaram os homens que limpavam e aspiravam os carros por mulheres,então comentei com a moça responsável pelo área de conveniência e recebimento do pagamento: que interessante agora só há mulheres trabalhando. Ao que ela respondeu: não, sempre foi assim. Nessas alturas me senti uma idiota. Perguntei há quanto tempo ela trabalhava lá e a resposta foi alguns meses. Neurônios e capacidade de raciocínio zero. E a falta de gentileza com esse vilão que deveria estar fazendo outra coisa, senão solicitando serviços ou comprando produtos.Afinal, a empresa pode viver sem ele.

A fidelização de clientes é uma tarefa que deve ser perseguida por toda empresa que almeja sobreviver à enorme concorrência que ainda está por vir e que poucos enxergam.
O cliente pode ser o Embaixador de sua empresa divulgando seus produtos e serviços sem receber salário. Pense nisso! 

Quero compartilhar essas e outras dicas com você que acredita que pode melhorar o padrão de atendimento a clientes de sua empresa.

Em um dos módulos do nosso curso Etiqueta Empresarial abordamos esse tema de forma mais ampla, dentre muitos outros que ajudam no nosso dia-a-dia,

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                                         Um abraço
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