Hoje eu quero comentar com você um assunto raro de se encontrar em revistas ou livros: Etiqueta em velório.
Com todo direito, você vai me perguntar: mas até em velório é preciso conhecer normas de etiqueta? Sim, para facilitar nossas vidas e nos permitir cumprir com nossas obrigações sociais com segurança e elegância, num momento difícil para quase todo mundo.

Para começar, se por algum motivo, não puder comparecer à cerimônia, é de bom tom enviar um cartão manuscrito e não uma mensagem de e-mail, manifestando solidariedade.

É importante ressaltar que em momentos de festa e alegria não há dificuldade em reunir amigos, porém é em situação de perda que você percebe quem realmente se importa com você.

Vista-se com discrição – o preto não é mais exigido para essas ocasiões, em nossa sociedade. Cuidado com o excesso de perfume e maquiagem. Não faça pose para fotógrafo e nem dispute a entrevista que o repórter de TV quer fazer com algum amigo do falecido(a).

Se precisar falar ao celular, retire-se por uns minutinhos. É de muito mau gosto as pessoas tratarem de assuntos pessoais num momento como esse.

Normalmente ocorrem encontros que podem gerar desconforto a todos. Mantenha a serenidade.
Recentemente presenciei um bate-boca da esposa com a amante, no velório de um amigo. Pediram que a segunda se retirasse da capela. A gritaria foi tão grande, que por pouco não acorda o morto.

Não se esqueça de assinar o livro de presença, se houver, para que seja possível um agradecimento por parte da família.

É muito comum ocorrerem histórias inusitadas em velórios. Se você souber de alguma, mande um e-mail para  Fe.bsbtreinamentos@gmail.com.


                                                           Até quinta-feira!