Me lembrei de um caso que quero comentar com você, leitor, que espero esteja curtindo minhas histórias.

Em 1993 fui ao Rio de Janeiro passar o feriado de 7 de setembro. 
Soube, por amigos, que haveria o Concerto da Independência, ao ar livre, na enseada de Botafogo, com a orquestra filarmônica de Israel, regida pelo meu maestro predileto, o indiano Zubin Mehta que eu conhecia de muitas outras apresentações, quando ele comandava a filarmônica de Nova York.

Me apressei em conseguir um lugar bem na frente para aproveitar tudo o que podia, sem perder a lindíssima vista do local.

O maestro fez um pequeno discurso elogiando o Brasil, seu povo animado, e deu início à apresentação com o hino da independência. Passados alguns minutinhos ele pediu que o público cantasse com a orquestra. Silêncio absoluto! Ele insistiu e disse que seria a homenagem dele ao Brasil. Nada!

Eu olhava ao redor e as pessoas comentavam que não sabiam a letra do hino e que até achavam “cafona” aquela demonstração de patriotismo. Foi aí que me dei conta de que comportamento cidadão é outra coisa que está indo por água abaixo em nossa sociedade. Aliás, o desconhecimento do significado dos símbolos nacionais ocorre, inclusive, por alguns profissionais de educação. Imagine saber a letra dos nossos hinos. É pedir demais?

Fico me perguntando se nosso dia-a-dia não seria importante colocarmos o assunto patriotismo na pauta das conversas para que ele renasça e nos faça ter orgulho de agir com civilidade em todos os momentos de nossas vidas e assim construirmos uma nação melhor.   
Gostaria de ver a mesma dedicação que muitas pessoas tem ao decorar a letra de suas músicas prediletas, para cantar em shows de seus artistas preferidos, destinada, nem que fosse só um pouquinho a conhecerem nossos símbolos nacionais.

                 “Parabéns, ó brasileiro
                 Já, com garbo varonil
                  Do universo entre as nações
                  Resplandece a do Brasil”

                  Brava gente brasileira
                  Longe vá........temor servil
                  Ou ficar a pátria livre   
                  Ou morrer pelo Brasil.
                      
E você, sabe cantar os hinos brasileiros? Escreva para fe.bsbtreinamentos@gmail.com  e me conte.
                            
                                                                                     Até quinta-feira!