Todos nós estamos acostumados a ouvir nossos amigos, familiares e colegas de trabalho dizer que não existe mais respeito entre as pessoas, e que educação é uma qualidade em desuso, que acabamos acreditando nisso e até aderindo a mesma atitude.

Você já se perguntou se em algum momento, mesmo que involuntariamente, você também não teve alguma atitude desagradável aos olhos dos outros.

O que parece é que estamos deixando de lado nossa intuição, sempre muito útil em momentos delicados. Será que de vez em quando não é melhor ouvir a voz do coração e não a da razão. Suspeito que muita gente se nega a fazer isso porque quem escuta o coração se torna uma pessoa mais verdadeira, mais autêntica, e hoje a moda é viver de fachada, ou seja, num mundo onde a razão e o controle dominam quase tudo.

Podemos colocar a culpa no mundo competitivo, nas urgências e exigências da vida moderna e tantas outras coisas. Mas, não dá para negar que o que está faltando mesmo é um toque especial “de coração” nos relacionamentos.
 Mesmo que esteja fora de moda ser gentil, é inegável que tudo fica mais fácil e agradável quando compartilhamos um ambiente em que a elegância dos gestos e das palavras tenham prioridade.

A escritora britânica Jô Aitchison, numa versão moderna de seu mais recente livro sobre etiqueta, diz que : -“ esteja você jantando com uma rainha ou traindo seu marido, os valores fundamentais continuam sendo compostura, elegância e dignidade.”

No nosso ambiente de trabalho, onde precisamos conviver, todos os dias, várias horas, com pessoas diferentes em formação, experiência e história de vida, respeitar as adversidades e buscar o entendimento permanente é crucial para a boa e harmoniosa convivência de todos. Aliás, é bom lembrar que as empresas do século XXI estão buscando profissionais com filosofia de vida  e formas de trabalhar diferentes, com o objetivo de compreender melhor a necessidade de seus clientes e ampliar sua competitividade no mercado.

Um líder de verdade é muito estimado por sua simpatia e seu prestígio não diminui.

Compreendi que cada um de nós tem que fazer sua parte para recriarmos uma atmosfera agradável e gentil seja na rua, no comércio, em casa. Então, essa semana, num treinamento que ministrei a funcionários de uma grande seguradora em Brasília, adotei um método novo de iniciar minhas aulas de Etiqueta à mesa: Pedi que fizéssemos um brinde à gentileza e respeito ao próximo. Você não imagina que experiência agradável.

 Me diga se você quer mais notas com esse tema enviando um e-mail para Fe.bsbtreinamentos@gmail.com                          Até quinta-feira!