O pressuposto básico das relações humanas é o respeito, certo? Já não tenho tanta certeza assim. Tenho sentido a falta que ele faz em diversas ocasiões.
Sempre observo, com um pouco mais de critério, a forma como alguns clientes tratam os prestadores de serviço em lojas, cafés, bancos etc...O que se vê é uma afirmação do preconceito social e econômico, em pleno século XXI. Quem pode mais, manda mais. Se o meu poder aquisitivo é maior que o de quem está atrás do balcão, nada mais natural que a arrogância e a prepotência ditarem as normas do relacionamento. Bem ao contrário do que acredito e ensino. Nas palestras e treinamentos,sobre comportamento no mundo contemporâneo, mostramos como a humildade é a maior aliada das pessoas de sucesso.

Concordo com você que muitas vezes o atendente não tem preparo para lidar com o público. Mas, aprendi a analisar o mercado de trabalho brasileiro de acordo com nosso contexto social e econômico. Não dá para exigir de um atendente de loja, por exemplo, alto grau de conhecimento sobre Técnicas de Atendimento ao Cliente, de Comunicação e Relações Interpessoais; pois, em sua maioria, são jovens de origem humilde, que muitas vezes estão em seu primeiro emprego, ainda sem oportunidade de se capacitar e que não compreendem a urgência da qualificação no mundo globalizado. Mas, com certeza, sendo tratado de forma discriminatória sua chance de melhoria é mínima.

Me lembro bem que nos EUA, em época de festas e grande movimento do comércio, há uma chamada muito grande por senhoras- com idade avançada – para trabalhar. Elas se produzem e se perfumam como se fossem a uma festa. Estão sempre sorridentes, sabem sugerir o melhor e mais adequado produto ao cliente; afinal, o tempo já as fez sábias, e são naturalmente simpáticas e gentis. Simplesmente o máximo, para dizer o mínimo.

Creio, verdadeiramente, que atitudes educadas e harmoniosas provocam retorno da mesma natureza.
Precisamos cultivar a gentileza , todos os dias, em todos os momentos e com todas as pessoas. Lembrando que o respeito e a consideração ao próximo é sempre uma extensão da que temos por nós mesmos.

Em outra Nota vou falar do tratamento dispensado a funcionários do condomínio onde moramos.

Compartilhe comigo suas experiências.
Escreva para o meu e-mail fe.bsbtreinamentos@gmail.com.


                                                                                   Até quinta-feira!!!