Apesar dos seus efeitos serem contestados por alguns médicos, a massagem relaxante é aprovada e, por vezes, até recomendada por outros. Se você tem o hábito de desfrutar de uma boa massagem assim como eu, ou ainda não teve a oportunidade de curtir o bem que ela causa a saúde, sugiro que você tente, ao menos uma vez. Mas, para que possamos usufruir desse prazer é importante que várias coisas estejam alinhadas. Veja se você concorda comigo? Por exemplo: uma música, apenas orquestrada, no volume mínimo é prá lá de bem-vinda. Já o incenso que tem por objetivo harmonizar e purificar o ambiente, usado em diversas religiões como forma de conexão com o divino, extremamente comum em culturas orientais, pode não agradar a muita gente por aqui e por vezes sugere um pouco de preconceito. Eu explico. Já ouvi pessoas comentando que quem gosta de incenso é “mandigueiro”, maconheiro – acende o incenso para disfarçar o cheiro da “mardita” etc.

Mais uma vez a empatia é fundamental tanto para quem ministra como para quem recebe a massagem. Se a energia não flui, você sai mais estressada do que estava quando chegou.

Certa vez quando estava em um resort em Coco Beach, nas Filipinas (veja matéria e fotos) ouvi a propaganda de um massagista da hora que estava atendendo numas tendas montadas ao ar livre, com aquela vista do mar que parecia uma pintura de tão lindo. Não hesitei: peguei a ficha nr.7, e fiquei aguardando a chamada. Quando chegou a minha vez , me troquei e deitei na maca, já com os olhos fechados, pronta para relaxar. Passados uns dez minutos, me surpreendi com a mão boba do rapaz passeando por caminhos que eu não havia permitido. Ele não falava inglês e eu não falava o dialeto dele. Então, pulei da maca, troquei de roupa e xinguei em português mesmo. O que você faria se estivesse em meu lugar?

Outro susto foi o que levei, na semana passada, quando fui testar uma massagista que me foi indicada por uma amiga. Quero acreditar que ela é minha amiga...........Tudo ia bem, eu quase dormindo, quando o celular da moça tocou.Mas tocou numa altura que foi impossível continuar, tal o meu desconforto. Ela ficou sem entender o porque da minha atitude. Eu paguei, troquei de roupa e sai o mais rápido que pude.

Então, até hoje me pergunto: Será que o bom senso perdeu definitivamente o lugar na nossa sociedade?

Depois de anos fazendo massagem, esteja onde estiver, me sinto à vontade para listar alguns benefícios e compartilhar com você o que observo como resultado positivo após uma sessão:

1. Melhora muito o soninho tão perturbado pela pressão do dia-a-dia;
2. Diminue a ansiedade, considerada um dos piores malefícios para a saúde;
3. Alivia dores musculares, especialmente aquelas que começam nas costas e descem pelos braços e assim vai;
4. Melhora a circulação sanguínea;
5. Ajuda a combater o mal do século – O ESTRESSE etccccc.

Mas, não se esqueça de procurar sempre alguma referência do profissional que está oferecendo o serviço.

Me ajude a refletir sobre o assunto e, por favor, mande um e-mail com seu comentário para fe.bsbtreinamentos@gmail.com.

                                                                                               Até quinta-feira!