Você não gosta de passear no aeroporto? Eu adooooro. É bom para tomar cafezinho, paquerar...Você não imagina o quanto um passeio no aeroporto enriquece a nossa pauta de assuntos sobre comportamento, que abordo no blog, e compartilho com você, leitor. Por isso, não estranhe se me encontrar no aeroporto umas duas horas antes do horário do meu vôo.

Costumo prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo, inclusive nas roupas de muitos viajantes e acompanhantes. Uma das coisas que sempre me chama à atenção é o contraste dos looks de alguns casais. Você vê uma mulher toda produzida e o acompanhante- marido, namorado ou namorido, de bermuda e sandália de borracha. Em seguida um executivo, de terno e gravata, sapato social e pasta de couro, enfim, tudo de acordo, acompanhado de uma mulher vestida de forma tão inadequada que nem dentro de casa, no escuro, sem ninguém por perto, seria aceitável. Aí me lembro de um pedinte que vi, numa estação de trem em Paris, vestido de terno e gravata e com um pequeno cartaz que anunciava – “Estou apenas desempregado, desarrumado nunca.

Creio que a sintonia deva existir nessas situações também. Se você vai viajar com alguém procure não destoar tanto do figurino do outro para evitar olhares e comentários, até porque aeroporto é um lugar onde raramente não se encontra um amigo, chefe ou colega de trabalho. De qualquer forma, a discrição e o bom senso são os melhores companheiros sempre.

Outro comportamento que tem se acentuado muito ultimamente é o descuido de muitas pessoas ao falar ao celular. Já cheguei a pensar que o fato de estarem “prestes a voar” provoca uma sensação de total liberdade que faz com que muita gente ignore os ouvidos alheios.

Uma vez eu estava na sala de espera e um senhor, muito bem vestido, com aquele ar de dono do mundo, falava ao celular com alguém que deduzi fosse seu assessor, e recomendava bem alto, que podia sim oferecer R$1 milhão de propina para “fecharem aquele negócio”. Fiquei tão incomodada que me levantei e fiquei esperando chamarem o voo, em pé, próximo à porta do embarque. Por falar em fila de embarque, você já reparou como certas pessoas se comportam na fila para o embarque? Mostre que você conhece bem as normas e, sobretudo valorize a máxima que diz “gentileza gera amor e paz” deixando as crianças, gestantes e pessoas com necessidades especiais embarcarem primeiro. Afinal, o avião não vai sair sem você.

                                                                                                                   Até quinta-feira !