Todas as vezes que faço alguma refeição em restaurante, seja à La Carte ou self-service, não consigo deixar de observar como as pessoas estão ficando desleixadas com os bons modos à mesa. A impressão que tenho é que o importante é apenas sossegar o estômago, e a descontração a sós ou com um colega de trabalho, mesmo que por pouco tempo, está sendo esquecida.
Vejo homens e mulheres de negócios, pessoas bem vestidas ou não, comendo e falando ao celular, lendo e usando seus tablets com uma voracidade que deixaria qualquer homem da caverna perplexo. Fico imaginando se terão uma digestão razoável?
Outro dia no restaurante self-service em que estava almoçando, chegou um casal e pude constatar, pelo broche que usavam, que eram dois advogados. Eles se sentaram em uma mesa ao meu lado, não tinha como não ouvir e observar os dois. A moça muito bonita e bem vestida se serviu e sentou. O rapaz veio em seguida. Quando começaram a comer, eu perdi o apetite. A moça enchia o garfo e quando colocava a comida na boca fazia movimentos horríveis para mastigar. Para completar, falava alto, contando os problemas que teve que resolver logo cedo. É o típico caso de quem não consegue separar meia hora para fazer uma refeição tranqüila e acaba levando o stress de sua manhã para a mesa de refeição. Pior, não se dá conta de como protagoniza uma cena de extrema falta de educação e que incomoda a quem está por perto. Imagine se o cliente “grosso, irritante, problemático e etc” estivesse, por coincidência, na mesa ao lado....
Nas praças de alimentação dos shoppings você vê de tudo. Faça o teste e comprove! Começa com a falta de bom senso de uma pessoa sozinha ocupar uma mesa de quatro lugares e, normalmente, enfiar o rosto no prato para não precisar encarar as pessoas que passam e não tem onde se sentar. Ensina a Etiqueta que não se guarda lugar em praça de alimentação, e, que você deve sempre se dispor a ter desconhecidos compartilhando a mesma mesa. Outra coisa: das duas uma. Ande com um gel higienizante na bolsa ou no bolso , ou lave as mãos antes das refeições. Sabia que na China houve uma epidemia - que matou milhares de pessoas- causada por falta de higiene nas mãos?
Eu sempre gosto de lembrar que o conhecimento de normas de etiqueta parece frescura, mas tem milhares de razões para existir. Além de facilitar a vida da gente, cuida da nossa saúde também. Então, vamos relembrar algumas regrinhas básicas:
· Não coloque celulares, chaves, óculos e bolsas sobre a mesa em que você fará sua refeição. Dá para imaginar quanta sujeira invisível eles carregam?
· Não fale de boca cheia. Mastigue bem a comida e com a boca fechada.
· Use o guardanapo, mesmo de papel, para limpar os lábios antes de tomar seu suco ou refri.
· Evite cumprimentar com beijinho ou aperto de mão quem chega ao restaurante, se você já higienizou suas mãos e está comendo.
· Não deixe talheres sujos sobre a mesa e
· Se você for fazer um brinde não precisa bater o copo com força, apenas um leve toque é suficiente. Na Idade Média, ao fazer um brinde, as canecas de cerveja eram batidas umas nas outras de modo que o líquido respingasse e se misturasse e assim todos ficavam sabendo que ninguém estava sendo envenenado. Isso é passado, já estamos no século XXI.
Até mais ver!!!