Não é exagero dizer que a música é nossa companheira desde o útero de nossas mães e segue pela vida afora compondo nossos bons e maus momentos. Mais bons é verdade; porém, quando você se vê dentro de um ônibus, após um longo e exaustivo dia de trabalho, e a seu lado está um jovem passageiro ouvindo seu MP3, na maior altura e sem fone de ouvido, a música se transforma no som mais irritante da face da terra. Não consigo acreditar que há prazer em saber que em pouco tempo a surdez será inevitável.
Exercitar a empatia deveria ser uma preocupação diária de todos nós, pois além de nos dar a resposta para a maioria das dificuldades do dia-a-dia é a melhor maneira de se evitar o conflito no ambiente profissional, social e familiar. Gastar uns poucos minutos se colocando no lugar do outro é a garantia do sucesso nos relacionamentos interpessoais; valorizar os sentimentos dos outros e, sobretudo, questionar qual a opinião dos outros sobre nossas atitudes.
Nada de mais em dar uma espiadinha no jornal alheio e até pedir para passar a página, pois você leu mais rápido que o dono do jornal ou até completar a palavra cruzada com aquela palavra que o vizinho não conseguia se lembrar e você ainda falou bem alto “c.........” tu não sabe essa? Piadinha de mau gusto, não é mesmo. Então, lembre que também no ônibus devemos exercitar os bons modos, não se esquecendo que:

1. É muito feio ficar xeretando o jornal ou a revista do vizinho. Caso a leitura te interesse muito, espere para pedir, por favor, o jornal emprestado, por alguns minutos.

2. Palavra cruzada é recomendada por neurologistas para deixar o cérebro bem afiado. Portanto, deixe que a pessoa se entenda com seus próprios neurônios. A não ser que ela peça ajuda.
3. Falar alto não é de bom tom, especialmente se o seu interlocutor está próximo.

Dá para relaxar no ônibus ou metrô lendo um livro, enquanto o vizinho dorme um soninho e o outro ouve seu MPPPPPPPP – com fone de ouvido – e assim, todos nós podemos cantar a música “Don’t worry be happy e sonhar em paz.




                                                                                                               Até quinta-feira!