Hoje vou começar uma série de notas sobre Etiqueta Urbana, e gostaria de compartilhar com você um tema que afeta ade todos nós: Etiqueta no trânsito-parte I. Seja como motorista ou como pedestre, estamos nos esquecendo de agir como pessoas civilizadas. E, Brasília que já foi considerada cidade orgulho do país, tendo sido pioneira no uso de cinto de segurança e na utilização de faixa de pedestre,desde1997 quando a lei foi implementada, está atingindo níveis de extrema violência no trânsito. Estamos desaprendendo hábitos de gentileza e de respeito ao próximo, tão importantes para uma boa convivência social.
Com a proximidade das festas de fim de ano, fica mais evidente a impaciência e a falta de educação de muitos motoristas e de pedestres também. As filas na entrada da garagem dos shoppings e a busca por uma vaga fazem com que as pessoas disputem cada pedacinho de chão com voracidade de um leão. O espírito de paz e solidariedade que deveria prevalecer, desaparece de vez. Foi o que presenciei essa semana, quando esperava para estacionar e uma senhora que estava atrás de mim avançou um pouquinho, impedindo a saída de um rapaz. Ele desceu do carro e gritou tanto que a senhora começou a passar mal. Eu mal pude acreditar naquela cena de tamanha estupidez e falta de condescendência com uma pessoa idosa e que, afinal de contas, cometeu apenas um deslize.
Outra coisa que não dá para entender é por que alguns motoristas, que estão dentro de uma garagem de shopping, andam colados no seu carro sem esperar- só um minutinho - que você aguarde por uma vaga que está surgindo? A impressão que eu tenho é que a competição está presente até nesse momento, que a princípio se apresenta igual para todos.
E a buzina? Se a desculpa para justificar determinados comportamentos é o estresse a que estamos submetidos, no dia-a-dia, o som de vários carros buzinando, ao mesmo tempo, só pode provocar mais tensão e nervosismo.
O cuidado em abrir a porta do seu carro sem encostar no do próximo é outra coisa que alguns motoristas se esquecem.Pior, quando você está estacionado ao lado de uma caminhonete tamanho GG e o motorista te olha com aquele olhar 45 – SOU MAIS PODEROSO QUE VOCÊ!.
Por isso, para 2012 vamos fazer nossa lista de pedidos colocando a empatia, paciência e amor ao próximo em primeiro lugar. Todos nós podemos fazer melhor!
Até a próxima!