Voltei das férias

Eu não sei você, mas senti falta do nosso bom convívio. Em compensação, tenho algumas histórias para contar e, se você tiver programado uma viagem à Disney, tenho boas dicas para que você economize tempo e dinheiro, e assim aproveite melhor a viagem.

Já fazia 11 anos que não voltava a Orlando então curti tudo como se fosse a primeira vez.

Se você for voar com a American Airlines não espere um tratamento gentil – desde o atendimento no aeroporto até o serviço de bordo. Ele inexiste.. Lembra do que falei na nota anterior “Um vilão chamado cliente”, pois se acentua muito no período de férias e de multidões nos aeroportos. De cliente você passa a ser um estorvo para os funcionários e, se não fala inglês a impaciência a aumenta muito.
Tentei ajudar quem estava perto de mim no embarque em Miami, porque as pessoas não entendiam a chamada por grupo da AA. Primeiro eles embarcam os preferenciais, 1ª.classe, executiva, platinum, como as outras companhias.Depois começam a chamar G1,G2,G3 e G4 e aí a confusão começa. Vi funcionários da AA gritando com os brasileiros que não sabiam em que momento deviam embarcar.

Se o seu hotel estiver localizado na International Drive – uma avenida que dá acesso aos parques temáticos e contempla grande número de bares, restaurantes, pubs, lojas, farmácias e um dos shoppings mais freqüentados por estrangeiros, o Outlet Premium – você pode pegar o Troller para se locomover em toda a extensão da ID. Custa $1,50 que deve ser pago em uma nota de $1,00 e $0,50 em moedas. Não há como receber troco.

                                            Olha ele aí
                             
                                          Adorei a limpeza e a ideia da lixeira

Organize seus dias nos parques para aproveitar bem. As filas são enormes, mas vale a pena.

Algumas dicas para você não precisar comprar tudo nos parques, sempre muito caro.

  • Leve roupas de banho e toalha para o parque de águas. Há lockers para deixar as coisas que não serão usadas e que não podem molhar.
  •  Um Calçado leve, tipo sapatilha, com solado de borracha, para não escorregar. Se preferir comprar lá, compre fora do parque. Eu paguei $10,00 na Dick's – uma loja de esporte perto do famoso Best Buy.
  • Uma jaqueta leve, de tecido impermeável para dias de chuva. Você fica em média duas horas nas filas e quando entra nos  brinquedos o ar condicionado é gelado.
  • Não se esqueça de levar protetor solar, especialmente para as crianças.
  • E, por último, um boné ou chapéu será sempre bem-vindo.


                                        No próximo post vou contar mais .................
                                                                


Um vilão chamado cliente

            Ele é o ser mais citado nas metas, missões, reuniões e tudo que possa trazer lucro às empresas, e às vezes nem sabe o peso da responsabilidade que representa no mundo dos negócios. Eu diria o poder também.
Mas existe uma enorme contradição entre o que se diz e o que ocorre na vida prática.

Veja se você já passou por uma situação parecida?
Você, cliente, precisa contratar um serviço – seja ele qual for-do mais simples ao mais sofisticado – e no primeiro contato com o fornecedor desse serviço até o pagamento por ele,o tratamento recebido é bem razoável: água, cafezinho e muito sorriso. O seu e-mail e número de celular são sempre solicitados, embora nunca acionados.. “Nossa mandei diversas mensagens e você não respondeu, também não consegui falar no seu celular”.Isso é o que você vai ouvir quando tentar alguma resposta a suas reivindicações.

Há uma característica quase geral em matéria de prestação de serviços no nosso país,que é a falta de controle de qualidade no atendimento. Você conquista o cliente no primeiro contato e depois finge que não tem compromisso algum com ele. Tenta despachá-lo rapidamente pelo telefone – quando ele liga – e não responde às suas mensagens, porque ele cliente, não rende mais nada.

E a figura do gerente de relacionamento do banco?
Sempre que você liga a secretária pede seu nome e número de conta, anota o telefone e diz que ele entrará em contato. Pode arranjar um banquinho e esperar porque isso não vai acontecer.

O despreparo da grande maioria dos funcionários que estão no front do atendimento é gritante.
Outro dia fui lavar o carro em um posto que costumava freqüentar,mas havia algum tempo não ia. Percebi que trocaram os homens que limpavam e aspiravam os carros por mulheres,então comentei com a moça responsável pelo área de conveniência e recebimento do pagamento: que interessante agora só há mulheres trabalhando. Ao que ela respondeu: não, sempre foi assim. Nessas alturas me senti uma idiota. Perguntei há quanto tempo ela trabalhava lá e a resposta foi alguns meses. Neurônios e capacidade de raciocínio zero. E a falta de gentileza com esse vilão que deveria estar fazendo outra coisa, senão solicitando serviços ou comprando produtos.Afinal, a empresa pode viver sem ele.

A fidelização de clientes é uma tarefa que deve ser perseguida por toda empresa que almeja sobreviver à enorme concorrência que ainda está por vir e que poucos enxergam.
O cliente pode ser o Embaixador de sua empresa divulgando seus produtos e serviços sem receber salário. Pense nisso! 

Quero compartilhar essas e outras dicas com você que acredita que pode melhorar o padrão de atendimento a clientes de sua empresa.

Em um dos módulos do nosso curso Etiqueta Empresarial abordamos esse tema de forma mais ampla, dentre muitos outros que ajudam no nosso dia-a-dia,

Dê uma passeada pela nossa página, acesse o ícone workshops e treinamentos e cursos especiais e escolha o que melhor se adéqua a suas necessidades.

                                         Um abraço
                              www.fe-bsbtreinamentos.combr