Grandes Evento$$$$$$$$$. Não vamos fazer bonito.


Acompanho com grande interesse as notícias e campanhas publicitárias que tem sido veiculadas na mídia, com a intenção de promover “o bom comportamento”dos brasileiros, durante os grandes eventos esportivos que estão por ocorrer no país, e também a expectativa da chegada de grande número de turistas estrangeiros.

Confesso que não estou muito entusiasmada. Veja se estou muito equivocada.
No fim de semana passada houve o jogo de inauguração do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde ocorrerão jogos da copa das confederações e de 2014.
Por determinação da FIFA, as vias principais que dão acesso ao estádio foram fechadas. Não preciso comentar sobre os engarrafamentos e a insatisfação dos motoristas.
A população não foi avisada de que havia ônibus para fazer o trajeto dos estacionamentos disponíveis até o local. Se virem.

Os vendedores de comida da Feira da Torre de TV – um dos locais mais visitados por turistas – fizeram grandes estoques e tiveram um enorme prejuízo, porque as pessoas não tinham como chegar até eles. Eles não foram avisados que as vias estariam fechadas. Se virem.

Não adianta gastar rios de dinheiro, com campanhas publicitárias. É preciso aprender a planejar, informar e, sobretudo, educar.

E não é só durante grandes eventos que o bom comportamento e a educação devem ter lugar de destaque na agenda das pessoas.

Esse tratamento de choque na população, tem efeito passageiro.

Dizer que isso é atitude de pessimista é não querer enxergar a realidade. Por isso, não acredito que vamos fazer bonito.



Profissão:Engraxate....Codinome:Sorriso

O psicólogo americano Martin Seligman explica em um de seus estudos mais famosos, no mundo executivo, que as pessoas otimistas e sorridentes são mais realizadas profissionalmente.

Comecei a buscar, mentalmente, quais profissões eu associava a essa afirmativa. A primeira que me veio à mente: Engraxate.
Revirei um baú de fotos e encontrei uma em que posei ao lado de um shoe shine boy , em New Orleans e me lembrei que eles representam uma das atrações turísticas da cidade, pela forma gentil com que atendem os turistas e os locais também.


                                          
Resolvi conferir se por aqui também é assim. É claro que como em todas as profissões, há exceções.
Em Brasília, no Setor Comercial Sul descobri um simpático engraxate que trabalha há 35 anos no mesmo lugar. Com um largo sorriso nos lábios,disse orgulhoso:- “criei e formei três filhos com o fruto do meu trabalho, enquanto dava um trato nos sapatos de um executivo, cliente há 11 anos, que sai do Lago Sul - bairro que fica quase 15  km de distância - para desestressar e dar boas risadas, como afirmou ele.

Dias depois, andando pelo Brasília Shopping, dei de cara com o sorriso que vocês podem ver na foto, engraxando as botas de uma linda menina caribenha que era só elogios ao trabalho dele.
                                          A caribenha Kira - fiel cliente de Wanderson

Há 10 anos Wanderson de Almeida encara com bom humor e alegria seu trabalho, sempre procurado por quem quer passar alguns bons momentos de satisfação completamente despretensiosa.



Que tal começarmos um exercício diário para tentarmos sorrir mais e usufruir dos benefícios que a alegria traz a nossas vidas?