O que você faria com o conhecimento acumulado em quase três décadas de trabalho em um ambiente sofisticado, diversificado, que lhe ensinou a valorizar o comportamento e o ser humano em toda a sua potencialidade?

Guardar na gaveta, não é o caso, melhor dividir com as pessoas;então, assumi minha condição de imigrante digital e faço agora minha primeira viagem virtual. Confesso que me sinto desafiada e ansiosa, por ser um ambiente totalmente novo; porém, o que me atrai no mundo virtual é a possibilidade de interagir e me comunicar, que é o que mais gosto de fazer. Por isso, conto com você para que nosso fe-bsb treinamentos seja um sucesso.

Viajei muito para vários países, ora trabalhando, ora me divertindo, ora fazendo ambos e durante esse tempo acumulei pilhas e pilhas de informações e imagens importantíssimas, bem como dicas preciosas. Percebi que poderia compartilhar tudo isso e resolvi blogar; então, a partir de agora, convido vocês a partilhar minhas experiências. Além disso, vamos falar de Comportamento no mundo executivo, assunto extremamente valorizado por todos os profissionais de sucesso aqui e em outras culturas.

Quero começar falando da Grécia, pois com a proximidade do meu aniversário me lembrei que há alguns anos, quando ainda morava em Nova York, ganhei de presente uma viagem para lá. Muita gente não sabe, mas viajar para Atenas e suas ilhas é bem barato, comparado a outros destinos na Europa. A comida é bem gostosa e quase de graça.

Foram dias em Atenas e mais alguns divididos entre ilhas esplendorosas : Mikonos, Creta, Santorini e Rhodes. fe_treinamentos

 

A primeira parada do ônibus, com turistas de todos os lugares do mundo, foi na Acrópole de Atenas  – e, para minha sorte, havia um casamento começando na mesma hora em que chegamos. Parecia filme, fiquei encantada. Imagine seu álbum de casamento tendo o Teatro de Dionísio como cenário. 

 

Na partida para Mikonos uma pequena distração na hora do embarque: conversando e curtindo o movimento das pessoas, fui me encaminhando para o navio, sem apresentar meus documentos e um fiscal da imigração achou que eu era grega, tentando embarcar sorrateiramente. Descobri que nosso biotipo lembra o deles, daí a confusão.

Os gregos são pessoas muito sociáveis e simpáticos; quando descobriram que era meu aniversário trouxeram um bolo, com uma vela enorme e convidaram as pessoas a cantarem parabéns.

Que música gostosa, nos bares, festas e restaurantes. Fiquei até na dúvida se eles não gostam de dançar mais que nós. Eu estava super curiosa para ver a famosa cerimônia do quebra pratos, mas descobri que os pratos são imitações feitas de gesso, pois hoje em dia é proibido quebrar pratos, porque várias pessoas morreram em acidentes ocorridos durante a dança.A quebra de pratos representa uma tradição de mais de 4000 anos que é o símbolo máximo do sentimento humano. Como todo grego valoriza muito o seu sentimento, o ato de quebrar pratos no chão significa o desapego aos bens materiais e à suprema valorização da própria vida.

fe_bsb

 

 

As casas pintadas de branco nas encostas das montanhas e a cor do mar egeu se juntam à beleza dos gregos nos fazendo ter vontade de parar o relógio e perder o avião de volta. Foi o que aconteceu!!!!!!!!!!!

 
 

Dica1: Em uma reunião de negócios é importante saber que os gregos preferem falar de assuntos gerais primeiro, para conhecer melhor seus parceiros e se sentirem seguros antes de tomarem qualquer decisão. Honestidade e confiança são valores ainda muito importantes, assim como a estrutura hierárquica, muito respeitada na vida profissional e social.

Dica 2: Se você estiver pretendendo fazer umas comprinhas em uma terça-feira 13, não se assuste com a maioria das lojas e restaurantes fechados, pois terça-feira 13 e o dia de azar para os gregos.

Dica 3: Evite discutir sobre religião para não desagradar os mais fanáticos, já que a Igreja Ortodoxa – predominante na Grécia – se separou da Igreja Católica no século XI e a autoridade do Papa não é reconhecida por eles. Há também um sensível crescimento de evangélicos no país.

No próximo post vou contar a vocês quais são os cinco programas que não se deve deixar de fazer em Nova York . Até lá!