Dicas para não passar vexame no Self Service



 Etiqueta no self service. Dá para ser elegante almoçando em self-service?
          Claro que sim. Você pode responder que é difícil, mas não precisa passar vexame; então, vou dar oito dicas para você não pagar mico, e deixar seu almoço chic, charmoso e menos caro.

  • Antes de mais nada, lembre-se que não se guarda lugar, colocando objetos para sinalizar que a mesa está ocupada. Aliás, NUNCA deve-se colocar chaves, óculos, celular etc.. sobre a mesa. A razão é simples: eles trazem muita sujeira para o local que você vai fazer sua refeição.
  • A preocupação com segurança é válida e pertinente, mas você não precisa ficar com a bolsa no colo enquanto almoça. Existem uns ganchos para se colocar a bolsa e prendê-la à mesa. Custam bem baratinho:$4,50. Vale à pena.
  • Normalmente, as pessoas tem horário de almoço corrido, então, procure não ficar batendo papo e ocupando a mesa, enquanto outros esperam para se sentar.
  • Se você está sozinho e ocupa uma mesa de quatro lugares, ofereça os assentos disponíveis a quem chegar.
  • Cumprimente as pessoas que compartilham a mesa com você ao chegar e ao sair.Torna o clima mais agradável.
  •  Na hora de se servir, não fique beliscando a comida das bandejas.
  • Cuidado com cabelos soltos varrendo a comida       e last but not least
  • Rapazes, deixem para coçar suas partes íntimas no banheiro e não na fila, na hora de se servir.
Lembre-se: Convivência urbana no século 21 tem se tornado um desafio comparável a conclusão de um doutorado nas melhores universidades.

Agora, se você quer aprender tudo sobre como obter sucesso no almoço com o cliente e Etiqueta à mesa, convide quatro amigos para formar uma turma e ganhe 10% de desconto em nosso curso. 
Envie um e-mail para:
 fe.bsbtreinamentos@gmail.com, ou ligue (61) 9971 8395.

Etiqueta dos Mais Vividos


             Eu tinha começado esta nota falando de algumas mudanças de comportamento que ocorrem à medida que o tempo passa e vamos ficando mais velhos. Coisas como brigar na fila do banco porque a preferência é de idosos, ficar repetindo que antigamente as coisas eram muito melhores etc.... Mas aí me lembrei do Mário Quintana e seu maravilhoso texto “O chapéu violeta”, então apaguei tudo que havia escrito e resolvi transcrever essa preciosidade para você conhecer ou relembrar. 

E, depois dividir algumas informações super legais  que consegui na Secretaria do Idoso do DF, sobre o aumento da população dos Mais Vividos. 
O chapéu violeta 
Texto de Mário Quintana
Aos 3 anos: ela olha pra si mesma e vê uma rainha. 
Aos 8 anos: ela olha pra si e vê cinderela.
Aos 15 anos: ela olha e vê uma freira horrorosa. 
Aos 20 anos: ela olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, decide sair mas... Vai sofrendo...
Aos 30 : ela olha pra si mesma e vê muito gorda/ muito magra, muito alta/ muito baixa, muito liso/ muito encaracolado, mas decide que agora não tem tempo pra consertar então vai sair assim mesmo... 
Aos 40 : ela se olha.... Vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, mas diz: pelo menos eu sou uma boa pessoa... E sai mesmo assim... 
Aos 50 anos: ela olha pra si mesma e se vê como é...sai e vai pra onde ela bem entender...
Aos 60 anos: ela se olha e lembra de todas as pessoas que não podem mais se olhar no espelho...sai de casa e conquista o mundo... 
Aos 70 anos: ela olha pra si e vê sabedoria, risos, habilidades, sai para o mundo e aproveita a vida... 
Aos 80 anos: ela não se incomoda mais em se olhar... Põe simplesmente um chapéu violeta e vai se divertir com o mundo... 
Talvez devêssemos por aquele chapéu violeta mais cedo...
Você sabia que a população de idosos no Brasil já passa de 22 milhões e no Distrito Federal estamos com mais de 326 mil ?  Mas não é só aqui que estamos envelhecendo rapidamente, no mundo todo há um avanço grande de pessoas idosas e a medicina é uma das principais responsáveis.
O que eu percebo como grande diferença no Brasil é o estilo de vida é o tratamento que damos aos Mais Vividos. A falta de valorização do conhecimento acumulado e sabedoria que os longos anos de vida oferecem, nos faz desperdiçar o que o Oriente enaltece.

Tive a oportunidade de morar na Ásia e, por diversas vezes, vi manifestações de respeito e admiração àqueles que deram sua contribuição à sociedade em que foram jovens e rebeldes um dia.

Aqui,ainda estamos buscando boas formas de convivência urbana e social e a Secretaria do Idoso do DF contribui para isso, distribuindo um folder que destaca os 10 Direitos Fundamentais do Idoso. Veja quais são.

  1. Proteção à vida e à saúde
  2. Ter assegurada a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana.
  3. A prática de esportes e de diversões.
  4. Ser colocado a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
  5. Gratuidade em medicamentos, especialmente os de uso continuado.
  6. Direito à educação, cultura, esporte, lazer e diversões.
  7. Direito ao exercício da atividade profissional.
  8. Gratuidade de transportes coletivos urbanos e semiurbanos, bastando para isso apresentar documento pessoal que faça prova dessa idade (Brasília- 65 anos).
  9. Prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria.
  10. Descontos nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer.
O que você achou? 
Deixe seu comentário ou me envie um e-mail fe.bsbtreinamentos@gmail.com.