Seja papai ou mamãe Noel dos pacientes com câncer do Hospital de Base

Que tal doarmos um panetone para a Rede Feminina de Câncer do Hospital de Base distribuir aqueles que estão em tratamento?
Com muito pouco você pode fazer muito por alguns pacientes com câncer e acompanhantes do Hospital de Base de Brasília.
Um sorriso de agradecimento e o olhar esperançoso de que o natal não vai passar despercebido.

Você pode entrar em contato comigo - Fátima Emília - pelo número 61.9971.8395 ou e-mail: fe.bsbtreinamentos@gmail.com, que eu vou buscar sua doação.

Obrigada pela alegria que iremos proporcionar a muita gente.
                                            Feliz Natal

Etiqueta no salão de embarque

Etiqueta no salão de embarque          
        Você tem acompanhado as notícias sobre o caos nos aeroportos brasileiros? Creio que sim. Será que nós passageiros, podemos fazer alguma coisa para que nossa viagem não se transforme em um tormento, logo na largada?
        Olha, eu acredito que mais do que nunca precisamos exercitar a arte da paciência e da gentileza. E não é tão difícil assim. Talvez seja o caso de criarmos o hábito, assim como escovar os dentes, pentear os cabelos etc...
        Veja só algumas situações:

Normalmente, as salas de embarque tem mais passageiros esperando pelos voos do que assentos disponíveis. Portanto, não ocupe as cadeiras com vara de pescar,bolsas, mochilas etc.Essa semana presenciei dois idosos- com certa dificuldade de locomoção- contemplando lugares ocupados com coisas e não pessoas. Eu já estava na fila de embarque, mas não agüentei, sai e fui até um funcionário da companhia aérea perguntar se ele podia tomar alguma providência.
       Outra coisa,procure controlar seu tom de voz, ao falar no celular. Ninguém tem obrigação de ouvir a conversa alheia, ou melhor os gritos alheios.

Outro dia havia um homem tão agitado na fila de embarque,que ele  não sabia se brigava com a pessoa que estava do outro lado da linha, ou se olhava para o traseiro da loura que passava. Será que ele comparava - mentalmente – com o que ele ia encontrar em casa? Xiiiiiiiiii

        Se você está viajando com crianças, não as deixe correr,brincar de pique e gritar como se estivessem em casa. Isso aumenta o estresse de quem espera embarcar.

Algumas dicas podem ajudar você a sair e chegar ao seu destino com um sorriso nos lábios:
  • Leve sempre uma revista, um livro, um e-book ou aquela bula de remédio que você não teve tempo de ler. Ajuda a passar o tempo e distrai. 
  • Traga de casa barrinha de cereal ou chocolate meio-amargo(para não enjoar) caso o vôo atrase e bata aquela fominha.Os preços nos aeroportos são impossíveis. 
  • Não se esqueça de colocar  em sua bagagem de mão um pacotinho de lenços umedecidos para uma rápida higiene e uma blusa de frio. A temperatura pode mudar de uma hora para outra. 
Agora, se você quer aprender tudo sobre como obter sucesso em viagens internacionais, convide quatro amigos para formar uma turma e ganhe 10% de desconto em nosso curso. 
Envie um e-mail para: fe.bsbtreinamentos@gmail.com, ou ligue (61) 9971 8395. 
E, boa viagem!!!!!

Dicas para não passar vexame no Self Service



 Etiqueta no self service. Dá para ser elegante almoçando em self-service?
          Claro que sim. Você pode responder que é difícil, mas não precisa passar vexame; então, vou dar oito dicas para você não pagar mico, e deixar seu almoço chic, charmoso e menos caro.

  • Antes de mais nada, lembre-se que não se guarda lugar, colocando objetos para sinalizar que a mesa está ocupada. Aliás, NUNCA deve-se colocar chaves, óculos, celular etc.. sobre a mesa. A razão é simples: eles trazem muita sujeira para o local que você vai fazer sua refeição.
  • A preocupação com segurança é válida e pertinente, mas você não precisa ficar com a bolsa no colo enquanto almoça. Existem uns ganchos para se colocar a bolsa e prendê-la à mesa. Custam bem baratinho:$4,50. Vale à pena.
  • Normalmente, as pessoas tem horário de almoço corrido, então, procure não ficar batendo papo e ocupando a mesa, enquanto outros esperam para se sentar.
  • Se você está sozinho e ocupa uma mesa de quatro lugares, ofereça os assentos disponíveis a quem chegar.
  • Cumprimente as pessoas que compartilham a mesa com você ao chegar e ao sair.Torna o clima mais agradável.
  •  Na hora de se servir, não fique beliscando a comida das bandejas.
  • Cuidado com cabelos soltos varrendo a comida       e last but not least
  • Rapazes, deixem para coçar suas partes íntimas no banheiro e não na fila, na hora de se servir.
Lembre-se: Convivência urbana no século 21 tem se tornado um desafio comparável a conclusão de um doutorado nas melhores universidades.

Agora, se você quer aprender tudo sobre como obter sucesso no almoço com o cliente e Etiqueta à mesa, convide quatro amigos para formar uma turma e ganhe 10% de desconto em nosso curso. 
Envie um e-mail para:
 fe.bsbtreinamentos@gmail.com, ou ligue (61) 9971 8395.

Etiqueta dos Mais Vividos


             Eu tinha começado esta nota falando de algumas mudanças de comportamento que ocorrem à medida que o tempo passa e vamos ficando mais velhos. Coisas como brigar na fila do banco porque a preferência é de idosos, ficar repetindo que antigamente as coisas eram muito melhores etc.... Mas aí me lembrei do Mário Quintana e seu maravilhoso texto “O chapéu violeta”, então apaguei tudo que havia escrito e resolvi transcrever essa preciosidade para você conhecer ou relembrar. 

E, depois dividir algumas informações super legais  que consegui na Secretaria do Idoso do DF, sobre o aumento da população dos Mais Vividos. 
O chapéu violeta 
Texto de Mário Quintana
Aos 3 anos: ela olha pra si mesma e vê uma rainha. 
Aos 8 anos: ela olha pra si e vê cinderela.
Aos 15 anos: ela olha e vê uma freira horrorosa. 
Aos 20 anos: ela olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, decide sair mas... Vai sofrendo...
Aos 30 : ela olha pra si mesma e vê muito gorda/ muito magra, muito alta/ muito baixa, muito liso/ muito encaracolado, mas decide que agora não tem tempo pra consertar então vai sair assim mesmo... 
Aos 40 : ela se olha.... Vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, mas diz: pelo menos eu sou uma boa pessoa... E sai mesmo assim... 
Aos 50 anos: ela olha pra si mesma e se vê como é...sai e vai pra onde ela bem entender...
Aos 60 anos: ela se olha e lembra de todas as pessoas que não podem mais se olhar no espelho...sai de casa e conquista o mundo... 
Aos 70 anos: ela olha pra si e vê sabedoria, risos, habilidades, sai para o mundo e aproveita a vida... 
Aos 80 anos: ela não se incomoda mais em se olhar... Põe simplesmente um chapéu violeta e vai se divertir com o mundo... 
Talvez devêssemos por aquele chapéu violeta mais cedo...
Você sabia que a população de idosos no Brasil já passa de 22 milhões e no Distrito Federal estamos com mais de 326 mil ?  Mas não é só aqui que estamos envelhecendo rapidamente, no mundo todo há um avanço grande de pessoas idosas e a medicina é uma das principais responsáveis.
O que eu percebo como grande diferença no Brasil é o estilo de vida é o tratamento que damos aos Mais Vividos. A falta de valorização do conhecimento acumulado e sabedoria que os longos anos de vida oferecem, nos faz desperdiçar o que o Oriente enaltece.

Tive a oportunidade de morar na Ásia e, por diversas vezes, vi manifestações de respeito e admiração àqueles que deram sua contribuição à sociedade em que foram jovens e rebeldes um dia.

Aqui,ainda estamos buscando boas formas de convivência urbana e social e a Secretaria do Idoso do DF contribui para isso, distribuindo um folder que destaca os 10 Direitos Fundamentais do Idoso. Veja quais são.

  1. Proteção à vida e à saúde
  2. Ter assegurada a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana.
  3. A prática de esportes e de diversões.
  4. Ser colocado a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
  5. Gratuidade em medicamentos, especialmente os de uso continuado.
  6. Direito à educação, cultura, esporte, lazer e diversões.
  7. Direito ao exercício da atividade profissional.
  8. Gratuidade de transportes coletivos urbanos e semiurbanos, bastando para isso apresentar documento pessoal que faça prova dessa idade (Brasília- 65 anos).
  9. Prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria.
  10. Descontos nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer.
O que você achou? 
Deixe seu comentário ou me envie um e-mail fe.bsbtreinamentos@gmail.com.