Aprendi muito cedo que a gentileza abre portas, e a cada dia que passa percebo como é urgente praticar o exercício da delicadeza dos gestos, do bem viver, do sorriso e de tantas coisas importantes para uma vida saudável e harmônica em todas as suas vertentes. Isso não está à venda nas farmácias.
  Primeiro curso de Etiqueta         Nossa turma de Etiqueta fazendo pose
Sabe aquela gentileza simples, natural? Não estou falando de subserviência, de achar que você tem que concordar com tudo sempre, de ter uma atitude passiva diante da vida. Estou falando que viver de forma gentil é mais leve, mais gostoso, especialmente num mundo de tanta cobrança por resultados , competitividade e futilidade também.
No livro de Linda Kaplan e Robin Koval – O Poder da Gentileza – que está fazendo o maior sucesso nos Estados Unidos, você descobre como pequenos gestos promovem grandes transformações na vida das pessoas. As autoras partem de uma experiência vivida com o segurança de um prédio de escritórios em Nova York,que com um sorriso nos lábios e um gostoso bom dia, alterou a rotina de trabalho dos funcionários e engordou a conta bancária da agência de publicidade fundada por elas.
Os exemplos citados no livro,são experiências reais, e as autoras mostram as vantagens empresariais de se adotar uma cultura de simpatia.
Nos dez capítulos do livro das executivas americanas você aprende, ri, compara as situações descritas com a sua própria vida. E, já no final do livro elas dizem que enquanto escreviam começaram a notar uma mudança sutil em suas próprias vidas. Não que elas não se considerassem gentis, mas acreditavam que poderiam ser também desatenciosas quanto qualquer um. Foi durante o processo de colocar as idéias no papel que elas começaram a agir de forma diferente, examinando com mais rigor cada gesto do dia-a-dia.
No decorrer de cada capítulo elas dão dicas de gentileza. Eu selecionei algumas para dividir com você.
  1. Exercite os músculos da amabilidade – Todos os dias, durante a próxima semana, faça cinco coisas simpáticas que não tragam nenhuma recompensa imediata para você.
  2. Mire-se no exemplo das pessoas que você admira – Você admira pessoas que fazem trabalho voluntário? Que apreciam e aconselham outras pessoas no trabalho?
  3. Pare de contar vantagens – Com ou sem consciência, quase todos nós mantemos uma contagem permanente daquilo que temos para comparar com as posses de nossos conhecidos.
  4. Ofereça um doce – Mantenha um suprimento de guloseimas em sua mesa de trabalho ou próximo a ela. Quando as pessoas que vierem vê-la(o) parecerem tensas, mal-humoradas, abra sua gaveta e dê um docinho a elas. POSSO GARANTIR QUE FUNCIONA, EU JÁ TESTEI ESSA.